Imagem de fundo do menu

A BNCC na prática: onde buscar inspiração?

Entenda como relatos de professores e projetos já desenvolvidos podem te ajudar a aplicar a BNCC na prática

Desde 2017, ano em que a Base Nacional Comum Curricular foi homologada, todos os agentes educacionais e escolas foram mobilizados para incluir a Base em seus currículos, materiais didáticos e planos de aula. 

Passado o primeiro momento de adaptação, algumas perguntas podem aparecer: como eu, professor ou gestor, posso trabalhar com a BNCC na prática? Como as competências gerais ou os códigos de habilidades podem me ajudar a construir projetos educacionais alinhados à Base?

Para te ajudar a responder a essas perguntas, nós reunimos algumas sugestões de práticas que podem ser encontradas em um documento bem importante e pouco conhecido.

Veja abaixo como relatos de projetos bem sucedidos podem te ajudar a trazer a Base para o dia a dia da sala de aula.

1 → Onde encontrar ideias para implementar a BNCC na prática

Uma dúvida sempre recorrente entre professores e gestores é sobre a aplicação prática da BNCC.

Pensando em ajudar professores e gestores a buscar inspiração para novos projetos, o MEC reuniu uma série de relatos no Caderno de Práticas, um material rico que reúne exemplos de aplicação da BNCC em todos os segmentos da Educação Básica.

São práticas desenvolvidas por educadores indicados ao Prêmio Professores do Brasil, com projetos que motivam os alunos a vivenciarem e praticarem o que aprendem em sala de aula de forma dinâmica e experimental, sempre levando em consideração as aprendizagens essenciais definidas pela Base.

2 → O Caderno de Práticas do MEC 

Desde a Educação Infantil até o Ensino Médio, o Caderno de Práticas traz informações bastante interessantes a respeito da aplicação da BNCC na Educação Básica. São projetos descritos de forma detalhada, que saíram do papel e foram desenvolvidos em escolas de todo o Brasil, organizados a partir das Competências Gerais e Habilidades específicas de cada componente curricular ou área do conhecimento.

Uma curiosidade: todas as práticas descritas pelo Caderno são acompanhadas de um podcast curto sobre o segmento, uma citação da BNCC relevante para o projeto e dicas do professor que desenvolveu a prática. 

Então, quando pensar em BNCC na prática, lembre que muitos professores de todas as áreas e segmentos já vêm criando projetos incríveis inspirados pela Base e seus fundamentos, e que podem inspirar você também. Veja alguns exemplos abaixo.

3 → BNCC na prática em Linguagens

Para os Anos Iniciais do Ensino Fundamental, o Caderno traz o relato de uma professora de Língua Portuguesa sobre a criação de um jornal na escola como recurso para aprender gêneros textuais e estimular a leitura.

A partir das Competências 3, 4 e 6 de Língua Portuguesa do Ensino Fundamental, a professora decidiu desenvolver uma série de habilidades que dizem respeito à criação textual no gênero jornal escolar, como a EF04LP16 e à identificação da forma dos textos jornalísticos, como a EF35LP16. 

Assim, ela trouxe Habilidades e Competências da BNCC para o cotidiano dos alunos, fazendo com que eles botassem a mão na massa para aprender a ler e escrever melhor.

4 → BNCC na prática em Ciências Humanas

Outro exemplo é o relato de um professor de Geografia, dos Anos Finais do Ensino Fundamental. Nesse projeto, o professor utilizou a Competência 2 de Ciências Humanas para estimular os alunos a experienciar o mundo atual em comparação com outros períodos históricos – ou seja, ele usou formas de organização interdisciplinar dos componentes  curriculares (Geografia e História), como sugere a BNCC.

A ideia aqui era sensibilizar a turma sobre a importância do transporte no mundo globalizado, e fazer com que eles percebessem as relações entre mobilidade e sustentabilidade. 

Para isso, o professor desenvolveu a habilidade EF07GE06, que fala sobre produção mercantil e impacto ambiental, além da habilidade EF07GE07, que exige que o aluno reflita sobre a influência e o papel das redes de transporte e comunicação na configuração do território brasileiro.

5 → A importância da troca de experiências

O Caderno de Práticas reúne dezenas de relatos inspiradores para você pensar a BNCC na prática na sua sala de aula.

Não esqueça de quando implementar um projeto, compartilhar também na área de Compartilhamento de Práticas no site do MEC, para que outros professores e gestores possam aprender com sua experiência. 

É muito legal sabermos onde procurar ideias inovadoras para aplicar a BNCC na escola, e nada melhor do que buscar e compartilhar essas informações diretamente com outros profissionais dedicados à educação de qualidade.

Além de dividir suas experiências práticas com a BNCC no site do MEC, que tal compartilhar esse post com outros professores e gestores? É através da troca de aprendizados que conseguimos aprender e ensinar de forma mais assertiva. E assim, juntos, conseguiremos transformar a educação no Brasil!

Leia também:

Além do conteúdo: saiba como funciona o ensino por Competências e Habilidades

Como fazer um plano de aula transdisciplinar

5 ferramentas para melhorar o engajamento escolar

Peça uma demonstração