14 de Outubro - 2 min de leitura
Já ouviu falar na técnica do Pomodoro? Esta técnica é ótima para exercitar e desenvolver sua capacidade de foco e melhorar sua concentração nos estudos ou no trabalho. Segundo esta técnica, você deve dividir suas atividades em blocos de 25 minutos (chamados Pomodoro), com intervalos de 5 minutos. É simples, mas acredite: FUNCIONA.
Durante os 25 minutos, você não vai poder conversar com ninguém, nem fazer nada além da sua tarefa. Mesmo que você não esteja conseguindo prestar atenção no livro que está lendo, por exemplo, você deve ficar ali, em frente a ele, até conseguir se focar, enquanto não acabar os 25 minutos.
Passado os 25 minutos, comece o intervalo de 5 minutos, em que a regra também é rígida: não faça nada que sobrecarregue sua mente. Estes 5 minutos também devem ser respeitados, e você deve fazer algo que te relaxe ou, simplesmente, nada.
Enquanto você estiver usando a técnica do Pomodoro, pode ser que alguém venha te interromper ou que você mesmo lembre de algo importante que deveria fazer.
Nesse caso, o indicado é explicar para a pessoa que nesse minuto não pode conversar, que você está terminando de fazer uma atividade. E explique, de forma educada, que assim que terminar, você conversa com ela. Não há mal nenhum nisso, apenas demonstra que você é uma pessoa focada. 🙂
E para as lembranças que vêm à mente no meio da produção, separe um papel em que você vai anotar tudo que vier à sua mente. Dessa forma, você vai descarregar o que estiver pendente na sua mente e vai ficar tranquilo para prosseguir na sua atividade.
No intervalo de 5 minutos, você poderá voltar a essa lista.
Parece mentira, mas, se você tem problema com foco, no início vai ser difícil, MUITO DIFÍCIL, ficar 25 minutos fazendo uma coisa só. Mas não desanime. Persista. Não mude de atividades enquanto o bloco não acabar.
Você vai ver que, passado alguns Pomodoros, sua capacidade de concentração vai aumentar! Já que você não pode fazer nada além da sua tarefa, você vai, aos poucos, aumentar sua produtividade. Assim, os 25 minutos vão passar cada vez mais rápido.
Quando você estiver avançado nesta técnica, vai perceber, por si só, que seus intervalos podem ser maiores que 25 minutos. E então seu Pomodoro vai ser cada vez maior e sua produtividade também.
Para por em prática a técnica do Pomodoro é simples:
Gostou da dica? Prepare seu alarme e comece hoje mesmo esta técnica! 🙂