06 de Março - 6 min de leitura
A infância é um período essencial para a formação de bons hábitos. Por isso, o incentivo à descoberta do universo literário deve começar o mais cedo possível.
A infância é um período repleto de descobertas. Começamos a explorar o mundo que nos cerca enquanto nos reconhecemos como parte dele. Somos todos contadores de histórias e, em meio a esse processo complexo, são elas que nos ajudam a assimilar conceitos, valores e ideias.
Incentivar o contato da criança com os livros é essencial para que ela desenvolva o hábito da leitura desde cedo. Mesmo antes de ser alfabetizada, a criança já gosta de folhear livros, acompanhar gravuras, ouvir histórias e imaginar tudo do seu jeito. Tanto os pais quanto os professores têm um papel fundamental nessa jornada.
Quer saber mais sobre como trabalhar a leitura na educação infantil? Confira o artigo abaixo que preparamos para você:
MENU DE NAVEGAÇÃO
1 → Qual o objetivo da leitura na educação infantil
2 → Como estimular a leitura
3 → O papel da família no estímulo à leitura
4 → Como trabalhar com livros na educação infantil
O que a leitura proporciona
A leitura consegue nos impactar antes mesmo de conhecermos as letras ou compreendermos as histórias. O simples ato de ler para uma criança já proporciona um momento de afeto e conexão com o adulto, que ela também associa à leitura.
Crianças maiores já conseguem fazer uso das histórias como um meio de interpretarem o seu próprio mundo. A partir daí, o desejo de terem autonomia para fazer a leitura sozinhas é um estímulo para a alfabetização. Conforme ela cresce e o hábito da leitura se fortalece, ela também consegue desenvolver melhor seu pensamento lógico e expressar com mais clareza os seus sentimentos.
O que a leitura desenvolve
A leitura contribui para o desenvolvimento de diversas habilidades essenciais:
Por que é importante ler?
Vivemos em uma era digital, onde a nossa atenção está cada vez mais voltada para os dispositivos eletrônicos. Introduzir a leitura cedo na vida da criança se torna ainda mais importante para que ela tenha contato com outros estímulos. Assim ela se sente mais segura e autoconfiante, desenvolve sua capacidade de argumentação e análise crítica do mundo a sua volta, expressa melhor seus sentimentos e fortalece sua identidade.
A leitura precisa ser estimulada tanto em casa quanto na escola. Confira algumas dicas de como inserir essa atividade na rotina de sala de aula e instrua também os responsáveis para que continuem o trabalho no ambiente familiar:
Estabeleça uma rotina
Para que se adquira o hábito, a leitura deve ser inserida aos poucos na rotina diária da criança, assim como tomar banho e escovar os dentes. Mas é preciso tomar cuidado para que não seja algo forçado, o que pode ter o efeito contrário e a afaste dos livros. A leitura precisa ser um momento de afeto e conexão e não de tristeza e ansiedade.
Respeite o tempo e as escolhas da criança
As crianças veem o tempo de cada coisa de forma diferente da nossa. Talvez você queira ler com ela por meia hora quando 15 minutos é o máximo que ela deseja dedicar à atividade. Respeite esse tempo para que o momento seja mais prazeroso para ambos. Também deixe que a criança escolha quais livros deseja ouvir ou ler de acordo com seus interesses.
Converse sobre a leitura com a criança
Pergunte o que ela mais gostou da história, quais seus personagens favoritos, o que ela achou das atitudes deles, etc.. Além de aumentar o interesse da criança pelas histórias, isso também ajuda a desenvolver sua capacidade de interpretação e o seu desejo de conhecer outros livros.
Prepare um ambiente de leitura
Quando a criança tem um cantinho dedicado à leitura, fica mais fácil de ela desenvolver o hábito. Pode ser qualquer lugar em que ela fique confortável ou que se adeque melhor ao seu dia a dia. Se a leitura for feita na hora de dormir, deixe os livros perto da cabeceira da cama, assim ela mesma já se lembra de incluir este momento na sua rotina noturna.
O estímulo à leitura deve ser uma construção conjunta entre a escola e a família. Por mais que a criança seja alfabetizada na escola, os responsáveis não podem delegar apenas à ela a responsabilidade por criar o hábito da leitura. Afinal, é no ambiente familiar que ela passa mais tempo do seu dia.
É essencial que os educadores conversem com a família e conscientize sobre a importância de plantar a sementinha da leitura em casa também. Eles podem reproduzir em casa as mesmas atividades desempenhadas em sala de aula e incluir a criança ativamente nesse processo. Assim ela começa a desenvolver autonomia e se sente protagonista do seu próprio aprendizado.
E, talvez, a dica mais importante de todas: a família deve liderar pelo exemplo. As crianças aprendem muito com isso, e estão sempre observando os adultos e imitando seus comportamentos. Então de nada adianta dizer para uma criança que ela precisa ler se todos os adultos à sua volta passam a maior parte do tempo no celular. Quanto mais a leitura for naturalizada no ambiente familiar, mais fácil será de criar um hábito para toda a vida.
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