24 de Maio - 1 min de leitura
É fato que a educação nunca teve tanta ferramenta tecnológica e celular na sala de aula a favor da aprendizagem quanto nos dias de hoje.
Neste sentido, o celular na sala de aula e os aplicativos educacionais se destacam cada vez mais. Eles ampliam muito as formas diferenciadas de estudo dos alunos.
Professores e gestores percebem que as novidades tecnológicas podem melhorar gradativamente o desempenho dos estudantes. Isso acaba tornando o ensino mais interessante e prazeroso.
São atividades com gamificações, análises instantâneas dos resultados e videoaulas objetivas que tornam vários temas trabalhados em sala muito mais fáceis de ser compreendidos.
Estes são só alguns exemplos que fazem parte da grande diversidade de ferramentas que podem ser acessadas pelos celulares.
Outro fato que devemos levar em consideração é a participação destes dispositivos na vida das pessoas. A Agência Nacional de Telecomunicações (Anatel) contabilizou, em março de 2017, 242,8 milhões de celulares, ou seja, há cerca de 117 celulares para cada 100 brasileiros.
A professora Geovana Mendonça Lunardi Mendes, do Observatório de Prática Escolares da UDESC, fala o que acha sobre o celular no meio pedagógico:
“o celular, assim como outros equipamentos tecnológicos, tem um excelente potencial pedagógico e em vários países do mundo, o uso é recorrente e produtivo”.
Sendo assim, não explorar o celular na sala de aula pedagogicamente é trilhar na contramão daquilo que parece ser um dos maiores aliados para avançarmos na educação do século 21.
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Um abraço!
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