01 de Novembro - 2 min de leitura
Como fazer a conclusão da redação Enem é uma dúvida muito comum entre os nossos studers. Por isso, este post, o último da série produzida em parceria com o nosso bruxo da redação, professor Everaldo Radlinski, abordará técnicas para você fazer a conclusão da melhor redação da sua vida no Enem. Ainda não acessou os primeiros conteúdos? Então o que está esperando? ?
A intencionalidade da prova de redação Enem
Estrutura textual para o desenvolvimento da redação Enem
Pronto? Agora vamos, juntos, fazer a conclusão de uma redação Enem nota 1000! ?
Nos artigos anteriores, redigiram-se uma introdução sobre a Redescoberta do Patriotismo no Brasil e dois parágrafos de Desenvolvimento sobre a Epidemia de Suicídios no Brasil.
Agora, com base no esquema mental desenvolvido pelo Método Radlinski, chega o momento em que há de redigir-se a conclusão da redação.
E quais esquemas usar para a conclusão de uma redação nota 1000? Siga as seguintes estruturas:
PF + RT + V + AI + D.
PF + ME + A + MO + D + V + E + D.
Logo, + FLOREIO!
Nesses esquemas, as legendas equivalem às seguintes descrições:
PF | Palavras de finitude, conteúdo analítico: [ Infere-se, pois, que…]; [Depreende-se, pois, que…]. |
RT | Retomada de Tema, isto é, presença do comando, |
V | Verbo expressivo de pedir [Exige; Conclama; Clama; (con) clama]; |
AI | Ação interventiva – sugestões – [Política pública, Lei, ou Comportamento.; |
D | Descrição; |
ME | Meio; |
A | Agente; |
MO | Modo; |
E | Efeito. |
FLOREIO | Enfeite textual. |
Após aplicar as estruturas delineadas acima, você desenvolverá uma conclusão como no fragmento a seguir:
Depreende-se [PF], portanto, que a dolorosa epidemia de suicídio [RT] requer [V] a corresponsabilidade de uma cultura de acolhimento [AI], em que a filosofia do ouvir e o fortalecimento dos laços afetivos nutram a prevenção [D]. Portanto [PF], a ampla disseminação de casas de apoio [ME], pelo Ministério da Família, da Mulher e dos Direitos Humanos, conjuntamente à sociedade voluntária [A], com campanhas online, divulgação de cartazes e cadastramentos de cidadãos dispostos a ouvir [MO], que promovam o diálogo intrafamiliar e institucional [D], quebrará o tabu da morte autoprovocada [E]. Logo, a morte prenunciada de tantos “Cancellier’s” encontrará ouvidos atentos à vida [Logo, FLOREIO = neste caso, volta à inspiração.].
Conforme exemplificado, na conclusão, o pensamento argumentativo passa pela retomada do Comando principal (Tema) e pela proposta de intervenção
No caso do parágrafo desenvolvido acima, a proposta de intervenção se desdobrou sobre o conjunto de ações governamentais e individuais, fundamentais para a construção de uma “filosofia do ouvir”.
O problema que evoca essa solução consiste no sentimento de abandono familiar e institucional sofrido pelo suicida.
Assim, a ação interventiva suscita as seguintes perguntas:
[AI] | Diante do problema, o que se fez? |
[ME] | Com o que se fez? |
[A] | Quem fez? |
[MO] | Como fez? |
[D] | Detalhamento |
[E] | E o resultado |
Você aprendeu sobre a produção da conclusão da redação ENEM, mas ainda fica com medo de não saber como começar sua redação? Aprenda a sumir com o “branco” e com o nervosismo que podem te afetar na hora da prova!
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