Imagem de fundo do menu

Aprendizagem significativa: um exemplo prático

Investir em diferentes recursos que vão além do ensino expositivo pode ser uma importante ferramenta na busca por uma experiência de aprendizagem mais eficiente para os alunos.

Diversos caminhos podem ser explorados e não existe uma única solução possível. A utilização de diferentes metodologias e atividades pode trazer resultados positivos para a sala de aula. 

Neste artigo, o professor Wilson, de Biologia, traz o exemplo de um projeto prático em que ele conseguiu proporcionar uma experiência de aprendizagem significativa valiosa para os alunos. O professor ressalta, ainda, a importância de projetos que incentivem a aquisição de conhecimento por meio de métodos que instiguem os alunos e os façam aprender sem sentirem que estão estudando.

Depoimento do professor Wilson sobre o projeto LACIMAR:

“Entre o ano 2000 e 2003 coordenei o projeto LACIMAR que significa Laboratório de Ciências do Mar. Patrocinado pelo colégio Geração, o projeto LACIMAR sempre foi algo que sonhei como professor e considero a essência do que deveriam ser as propostas pedagógicas de todas as escolas, principalmente no ensino médio. Criei o LACIMAR com a participação de dois colegas recém graduados em Biologia: o Renato e o Marcos, com também, o professor Jaime Ferreira da UFSC, figura fundamental para a realização dos meus projetos acadêmicos e inspirador até os dias de hoje.  No LACIMAR montamos uma proposta que tinha como referência interdisciplinar o tema ILHA DE SANTA CATARINA. A partir daí, desenvolvíamos atividades com a participação da maioria dos professores e todos os coordenadores. Os alunos elaboravam maquetes imitando o ecossistema manguezal, construíam cordas de cultivo de mariscos e ostras que ficavam expostas no LACIMAR, possuíamos 2 aquários marinhos com anêmonas, moluscos e estrelas do mar, entre outros animais para aulas de ciências e zoologia. Possuíamos uma coleção de conchas com nomes populares e científicos, realizávamos saídas à campo para estudar os sons dos golfinhos e fazer fotografias de identificação de baleias no sul do Estado. O projeto durou cerca de 3 anos (2000 a 2003), e o mais importante para mim de toda essa experiência só aconteceu depois de 8 anos, quando alunos do ensino fundamental que haviam participado do LACIMAR entre 8 e 10 anos, foram meus alunos no Terceirão. Fiquei muito surpreso e feliz ao perceber que esses alunos ainda lembravam e relatavam com detalhes o que tinham aprendido e vivenciado anos atrás no LACIMAR. É isso que chamo de aprendizagem significativa, ensinamentos que permanecem em nossas mentes por muitos anos.” – Relata o professor que hoje da aulas para pré-vestibulares e faz com que suas aulas se tornem as mais interativas possíveis para facilitar o aprendizado de seus alunos.

Leia também:

Desempenho de aula: como melhorar resultados na sala

Como o COC Floripa utiliza dados para melhorar a aprendizagem dos alunos

Ebook: História de sucesso do Colégio Salesiano Dom Bosco – Rio do Sul