16 de Outubro - 3 min de leitura
O vestibular e o ENEM estão chegando e você ainda não deu conta de estudar tudo para o vestibular? Fique calmo. É hora de se replanejar para dar conta de todo o conteúdo programático. Mantenha sua autoconfiança e sua determinação e vá em frente. O Studos listou algumas dicas para ajudar você a se preparar. Confira.
Nós já falamos aqui sobre coisas que fazem você perder sua produtividade, mas mesmo que você tenha tudo que é necessário para estudar bem, não adianta se você não tiver a capacidade de continuar fazendo o que está fazendo sem esvair sua atenção. Se você tem problema com isso, saiba que, ao exercitar seu foco, em pouco tempo você verá sua evolução. Conhece a técnica do Pomodoro? É uma maneira de desenvolver sua concentração e foco.
Agora que o tempo está curto, faça o planejamento pensando no prazo que você tem. Defina os assuntos mais importantes e distribua-os ao longo do calendário. Primeiro pense macro, para depois pensar micro. Veja o exemplo:
É uma meta totalmente viável, dentro desta realidade. Veja qual é a sua e faça este planejamento. Além de ter sua produtividade sobre controle, diariamente, você vai perceber que, ao encarar sua meta de forma mais específica, você pode sim dar conta de todo o conteúdo programático! 🙂
É muito importante que você defina metas realistas. Se você colocar metas muito altas, ficará desmotivado em pouco tempo.
Separe um tempo de todos os seus dias para leitura de jornais, notícias, revistas e livros.
Essa é uma das dicas mais importantes, porque só assim você vai para além da “decoreba”, exercitando sua capacidade de discernimento. Esteja atento aos acontecimentos recentes e, quando alguma questão abordar atualidades, você vai estar preparado e até ser mais ágil na elaboração e resolução das respostas, já que você estará familiarizado sobre aquela discussão.
Estudar de forma intensa, sem nenhum descanso, prática desportiva, boa qualidade de sono ou horário de lazer não vai te ajudar em nada. 🙁
Sua mente precisa descansar, para que, ao voltar a estudar, você tenha um bom desempenho. Este já é um assunto comprovado por pesquisas, que mostram que a prática de atividades desportivas aumentar o desempenho médio em torno de 15%.
Assim você vai se familiarizar com a prova que você for fazer e, ao mesmo tempo, exercitar todo o conteúdo. Se você ainda não conhece o aplicativo Studos, não deixe de baixar: no app estão disponíveis mais de 3 mil provas dos últimos anos dos principais vestibulares do Brasil. São mais de 25 mil questões divididas por instituição, matéria ou assunto. As provas anteriores do ENEM também estão lá, e você consegue ainda praticar sua velocidade de resposta com o controle de tempo feito no aplicativo. 🙂
Não interessa o tempo que se estude. O que interessa é a quantidade de matéria estudada e a qualidade do estudo.
Lembre-se que o ano de pré-vestibular pode se estender (não há vaga para todos), portanto, não reclame o tempo em que poderia estar descansando, mas agradeça pelo tempo em que está estudando. Aliás, já imaginou estudar toda a matéria do vestibular em dois meses e tirar umas “férias” de 10 dias? Em um ano letivo terá estudado pelo menos 3 vezes mais que seus concorrentes, além de ter descansado 3 vezes mais!
Como superar dificuldade de concentração nos estudos com a técnica do Pomodoro
Temas mais cobrados nos últimos 15 anos de vestibular de biologia da UFSC
Como escrever uma redação nota 1000 no ENEM