04 de Julho - 2 min de leitura
Você anda estudando todos os dias num ritmo intenso, cerca de 12 – 14 horas por dia, até que então, chega a linda das férias e você pensa: estudar nas férias ou não?
Realmente, não existe uma reposta certa para essa pergunta. Cada estudante sabe o quê e para quê está estudando, e dando o seu melhor para passar nos cursos mais concorridos.
Então, para você decidir se vai continuar estudar nas férias, pergunte-se duas coisas. Lembrando que tudo depende daquele planejamento que você fez no inicio do ano e como ele vem sendo cumprido.
Vamos lá!
As aulas assistidas foram estudadas? Estou em dia com as matérias?
Se sim, você pode e deve curtir as férias e relaxar, sem peso na consciência, desconecte-se da rotina e se divirta. Coloque no seu plano de estudos quando você deve voltar para rotina. Estudar nas férias? Só para dar uma revisada antes de voltar às aulas!
Se você se encontra nessa situação, atenção: estudar nas férias pode ser ótimo para reorganizar a sua vida de vestibulando!
Sabemos que deve-se ter muita determinação pois o “clima” de férias não é nada propenso para quem tem uma meta em mente. De qualquer forma, lembre-se: esse é o seu sonho!
Estudar em casa pode ser um problemão para a concentração. Uma viagem marcada a tanto tempo atrás, pode não combinar com livros e apostilas. Estes são um dos poucos exemplos que podem atrapalhar os planos de deixar os estudos em dia.
Aliás, muitos alunos se propõem a colocar em dia os conteúdos atrasados e no primeiro dia de aula após as férias, confessam que nem se quer conseguiram abrir a apostila. Assim, os dias que eram pra ser bem legais, acabaram se transformando em frustração.
Na verdade, cada estudante tem um ritmo e uma estratégia de estudo e não há receitas prontas para o que é melhor ou pior.
Resumindo: deixar os conteúdos em dia é muito importante, e, as férias são bons momentos. Mas a cobrança da família e dos amigos para curtir pode ser grande e, é aí que você tem que decidir.
Se optar por curtir, descanse bastante, fique com a família. Porém não esqueça de se reorganizar nas semanas seguintes para deixar em dia conteúdos atrasados.
O que você não poderá deixar acontecer, é essas semanas de férias se transformarem num grande sentimento de culpa por não ter conseguido cumprir com o planejado. Por isso, é importante estudar nas férias.
Boas Férias e Bons Studos!
Equipe Studos.
Veja também:
Como fazer um plano de estudos
Como estudar sozinho e ser aprovado
5 dicas para você passar em medicina