11 de Outubro - 4 min de leitura
Errado! Não é bem assim… Fazer uma escolha antes de estar preparado para ela é, no mínimo, uma perda de tempo e dinheiro. Estudar em uma faculdade que não tem nada a ver com você apenas trará decepção e mais incertezas.
Para te ajudar a compreender o que está em alta e em que curso apostar, listamos algumas profissões do futuro. É importante lembrar que o mercado está expandindo as suas áreas e assim, novas profissões (que a gente nem imagina) estão surgindo por aí!
Começamos com o básico:
É claro que profissões como Medicina, Direito, e as Engenharias, não deixarão de existir e ainda continuam como as mais cotadas nos vestibulares por aí. Porém coisas novas estão surgindo, e vamos dividi-las em dois grupos: profissões que já existem e estão em ascensão e profissões que passaram a existir e tomar conta em 20 anos.
Com a crescente preocupação do mundo com as questões ambientais, será cada vez mais necessário profissionais focados nesse assunto.
Portos, aeroportos, linhas férreas e estradas são grande parte da infraestrutura do futuro. Dessa forma engenheiros civis serão mais do que necessários.
O mundo inteiro vem buscando soluções rápidas para sanar à escassez de recursos energéticos. Com isso, profissionais de engenharia de energia buscarão desenvolvimentos tecnológicos e crescerão muito mais.
E-commerce, marketing nas redes sociais e emails de automação são algumas das tarefas do profissional de Web Marketing. Com o avanço do mundo digital, as marcas não querem ficar de fora, e por isso, profissionais qualificados nesse mundo serão muito requisitados.
Além da segurança da informação em si, este profissional trabalhará com o cuidado com questões ligadas a confidencialidade, disponibilidade e autenticidade dos dados.
As pessoas precisarão de ajuda para combinar questões como produtividade, saúde, bem-estar e carreira.
O que estudar: Ramos como o da psicologia, administração ou do coaching podem ajudar a formar este profissional.
Responsável por recomendar e manter seus aplicativos, hardwares, softwares, melhorarando a sua vida profissional e pessoal.
O que estudar: Áreas ligadas à sistemas de informação e TI.
Profissional especialista em quebra as hierarquias corporativas. Esse profissional oferece às empresas um organograma cada vez mais colaborativo.
O que estudar: Áreas como administração e recursos humanos.
Profissional que estuda o mercado das moedas virtuais e cria novas oportunidades de investimento.
O que estudar: Áreas ligadas à sistemas de informação, TI e a boa e velha economia também pode ajudar.
Profissional focado em impressões 3D que conserta e/ou cria o que se possa precisar.
O que estudar: Design e campos da tecnologia.
Um especialista que cria, administra ou exclui dados após a morte de alguém.
O que estudar: Marketing e gerenciamento de redes sociais.
Conselheiro especialista em separar o stress causado pela tecnologia e o digital para termos uma melhor qualidade de vida.
O que estudar: Áreas como Psicologia e Marketing.
Instrutor de saúde que analisa dados da rotina pessoal, aptidões recomenda dietas e exercícios físicos.
O que estudar: Áreas como educação física, nutrição e análise de dados.
A nova profissão abrange diferentes campos da saúde para auxiliar pessoas da terceira idade a terem melhor qualidade de vida.
O que estudar: Áreas da saúde como medicina, enfermagem ou psicologia, voltada para idosos.
Profissionais que auxiliarão na escolha do melhor modelo de robô para cada necessidade.
O que estudar: Áreas ligadas à sistemas de informação, TI e robótica.
Esperamos ter trazido um pouco mais de clareza sobre as profissões que estão em alta no mercado. Independente da sua escolha, lembre-se: a maioria das profissões ainda precisam de uma boa base na universidade, e para isso, é preciso passar no vestibular.
Para te ajudar nessa tarefa, baixe o app da Studos e treine através de mais de 60 mil questões de mais de 120 diferentes vestibulares e simulados! E o melhor? É grátis! Acesse já: IOS Android Windows Phone ou acesse pelo desktop aqui .
Um abraço e #BonsStudos,
Equipe Studos