Imagem de fundo do menu

Proposta de redação para o Enem com textos motivadores

Dando prosseguimento às publicações sobre possíveis temas de redação para o ENEM 2020, a Studos, em parceria com o professor Everaldo Radlinski, elaborou mais uma proposta para você. Assim como os demais, este material foi elaborado segundo o método Radlinski e conta com textos motivadores e referências socioculturais. O quinto e penúltimo tema escolhido é  “os desafios da convivência familiar em tempos de pandemia”

A temática, sugerida pela Studos, sobre os desafios da convivência familiar, em tempos de pandemia, expõe o papel da família tradicional com seus valores e crenças no Texto 01, contraposto às funcionalidades da família plural elencadas no Texto 02. Com o advento da pandemia, os ingredientes do grupo familiar, agora isolado, revelam o valor da resiliência e da solidariedade (Texto 03), ainda que o término, a ruptura e a mudança dos arranjos familiares aconteçam – somente o diálogo poderá reestruturá-las. Portanto, esse tema cai bem para um treinamento focado, valioso e com expectativa de cobrança, uma vez que a bandeira da família tradicional figura no caráter político-ideológico do Governo Federal. 

Anexo à proposta e aos textos motivadores, mais uma vez, trouxemos um repertório sociocultural para enriquecer sua produção. O repertório contém pesquisas, notícias, manchetes e imagens.  As informações estão divididas entre sugestões para o desenvolvimento 01 e, em sequência, para o desenvolvimento 02.

Não esqueça de exercitar a escrita ao finalizar a leitura do material!

1 → PROPOSTA ENEM

Texto 1

Como é que é o tipo de família tradicional

http://obviousmag.org/lambida_casual/Fam%C3%ADlia%20tradicional.jpg

A família tradicional é a mais divulgada pelos principais emissores e atores sociais, dos seus valores que tem mais hegemonia na sociedade. Esta família é feita por pai e mãe heterossexuais, casados na igreja católica, com filhos e em que os papéis estão bem definidos.

As características da família tradicional ou clássica foram preservadas por muitos anos, a partir do século XIX e dominou a sociedade ocidental, até média dos anos 80 do século XX. A família tradicional pode ser descrita como se segue:

  • Bem definidos papeis e funções.
  • Pais heterossexuais.
  • O pai como chefe ou cabeça da família.
  • O pai é o principal provedor do sustento da família.
  • A mãe com um papel definido de cuidar dos filhos e manter a casa, não trabalha fora de casa.
  • Criação e manutenção de casamentos de acordo com regras ou diretrizes católicas.

Estas são as principais características da família tradicional ou clássica. No entanto, podemos dizer que, hoje, esse modelo de família não é o mais hegemônico, porque tem havido muitas mudanças sociais que mudaram a família em maneiras diferentes.

Características da família tradicional: artigo completo

Texto 2

A regra é não ter regra

temas redação enem 2020

Seu pai trabalha fora, sua mãe fica em casa cuidando dos quatro filhos e seus irmãos, quando terminam os estudos, casam-se e saem de casa? Se a resposta for afirmativa, saiba que sua família está prestes a virar peça de museu. Nos últimos 30 anos, o modelo tradicional de família sofreu profundas alterações. Crianças acostumaram-se a ter duas casas por causa do divórcio dos pais. Mães e pais solteiros começaram a tornar-se comuns. Mulheres entraram no mercado de trabalho e passaram a sustentar suas casas. Casais homossexuais saíram do armário e adotaram filhos… Nos próximos 20 anos, segundo vários pesquisadores, a tendência é que esses novos modelos familiares se consolidem. Todos eles.

Isso quer dizer que não vai existir uma “família-modelo” como a de nossos pais ou avós. No começo do século passado, as famílias eram quase sempre iguais. O núcleo era patriarcal: o pai fazia as vezes de “homem da família”, trabalhava fora e era o único responsável pelo sustento da mulher e dos vários filhos. À mãe cabia o papel de educadora dos filhos e “rainha do lar”. Ela cuidava da limpeza da casa, do preparo das refeições, da educação das crianças. Os filhos cresciam, estudavam e saíam de casa assim que arrumavam o primeiro emprego – para casar-se e começar a mesma história tudo de novo. […] 

Artigo completo: Abril

Texto 3

Um novo tempo da família revisitada ao ultrapasse da pandemia

Apoios mútuos na experiência de adversidades temporárias, a adaptação aos acontecimentos supervenientes por afetação dos resultados da pandemia, o reequilíbrio de recursos e das necessidades familiares, as intervenções morais e afetivas, contribuirão por este referido princípio, sob a égide da solidariedade, à formação da “família resiliente” ou da “família corresponsável”, que surgirá no novo tempo real.

Artigo completo: Conjur

Texto 4

temas redação enem 2020

https://www.jdv.com.br/Colunas/A-Pandemia-e-seus-Impactos-no-Direito-de-Familia

temas redação enem 2020

https://www.sc.gov.br/noticias/temas/coronavirus/coronavirus-em-sc-secretaria-da-educacao-divulga-caderno-com-sugestao-de-atividades-para-toda-a-familia-durante-a-pandemia

Com base nos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema os desafios da convivência familiar em tempos de pandemia, apresentando proposta de intervenção sociocultural, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

2 → Instruções

1. Leia e observe atentamente a proposta. 
2. Evite copiar trechos dos textos apresentados. 
3. Ocupe as linhas de uma margem até a outra e observe o espaçamento adequado entre as palavras. 
4. Não escreva em versos, use linguagem clara e utilize a norma culta da língua portuguesa. 
5. Não se esqueça de dar um título à sua redação (facultativo na opção ENEM). 
6. Use caneta com tinta preta ou azul para transcrever seu texto do rascunho para a folha oficial de redação. 
7. Escreva com letra legível. 
8. Não serão corrigidas redações escritas a lápis nem redações na folha de rascunho, ou ainda, ilegíveis, ou as linhas escritas no verso ou fora do máximo permitido. 
9. Mínimo de 07 (sete) linhas ENEM e máximo de 30. 

10. Será atribuído zero à redação com fuga total do tema ou resultante de plágio, ou ainda, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa, impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte de texto desconectada do tema.

3 → Seleção de argumentos – Método Radlinski

O valor da família na sociedade brasileira

Sugestão de informação: Desenvolvimento 01

Sugestão de informação: Desenvolvimento 01

Adultério, no dicionário, significa infidelidade conjugal, relacionamento fora do matrimônio (Minidicionário Luft).

No Brasil, o adultério somente deixou de ser crime no tardio ano de 2005.

Assim estabelecia o Código Penal, antes da mudança:

Art. 240 – Cometer adultério:

Pena – detenção, de 15 (quinze) dias a 6 (seis) meses.

§ 1º – Incorre na mesma pena o co-réu.

§ 2º – A ação penal somente pode ser intentada pelo cônjuge ofendido, e dentro de 1 (um) mês após o conhecimento do fato.

https://canalcienciascriminais.jusbrasil.com.br/artigos/625021487/o-crime-de-adulterio-o-direito-e-a-moral

Sugestão de informação: Desenvolvimento 01

Filho mata o pai com marteladas na Grande Curitiba

O mecânico industrial aposentado Claudionor Cosme Gonçalves, que faria 65 anos nesta segunda-feira (15), foi morto com golpes de martelo pelo próprio filho, Claudinei Cardozo Gonçalves, 30 anos. O crime ocorreu na casa da família, na Rua Joaquim Celestino Ferreira, no Jardim Esmeralda, em Campo Largo, na hora do almoço deste domingo (14/07/19).

https://www.tribunapr.com.br/noticias/seguranca/filho-mata-o-pai-com-marteladas-na-grande-curitiba/

Sugestão de informação: Desenvolvimento 01

Giselma Campos foi presa em Pontal do Araguaia

redação enem

http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2016/10/condenada-por-mandar-matar-diretor-executivo-da-friboi-e-presa-em-mt.html

Sugestão de informação: Desenvolvimento 01

Condenada por mandar matar diretor-executivo da Friboi é presa em MT

Humberto Magalhães – assassinado a tiros em dez/2008.

Emboscada
No dia do assassinato, um dos homens contratados por Kairo usou o celular do filho mais novo de Humberto para atrair a vítima. O aparelho foi entregue por Giselma. O pistoleiro ligou para o executivo dizendo que o rapaz estava passando mal no meio da rua.

O pai do jovem saiu de casa e foi até o local indicado pelo assassino, no bairro Vila Leopoldina, mas não encontrou o filho. Quando voltava para o carro, um motoqueiro se aproximou e atirou duas vezes contra o empresário, após rápida discussão entre eles. Humberto morreu antes de receber socorro médico.

http://g1.globo.com/mato-grosso/noticia/2016/10/condenada-por-mandar-matar-diretor-executivo-da-friboi-e-presa-em-mt.html

Sugestão de informação: Desenvolvimento 01

Em suma: A família resiliente tem altos padrões de flexibilidade, vínculo familiar e sentido de coesão entre os seus membros. Aspetos como a transcendência e carga espiritual da família também colaboram com a sua transformação e crescimento frente à adversidade.
A coesão familiar aparece como um factor relevante na resiliência. Famílias coesas possuem valores, objetivos, prioridades, expectativas e visão de mundo definidos. Quando a família resiliente se confronta com uma situação de doença / stress tenta conseguir colaboração e procura de informação necessária tendo sempre como objetivo último o tratamento da mesma.

https://www.csaudeboavista.com/a-resiliencia-das-familias-perante-a-pandemia-do-covid-19/

Sugestão de informação: Desenvolvimento 02

referência redação enem

redação enem: convivência familiar

Sugestão de informação: Desenvolvimento 02

Simone & Simaria relembram infância humilde na Bahia: “Moramos em barraco de lona”

“A gente nasceu em uma família muito pobre. Meu pai tinha o sonho de dar uma vida melhor para nossa família e foi para o Mato Grosso, onde tinha um garimpo. Na cabeça dele, ele achava que ia encontrar uma pedra de diamante… Era um sofrimento porque passávamos seis dias de ônibus, era muito longe.”, lembrou Simaria, que não conteve as lagrimas ao falar da morte de Seu Antônio.

redação enem

Notícia Completa: Globo

Sugestão de informação: Desenvolvimento 02

A resiliência é necessária hoje mais do que nunca

Por volta de 2000, entramos em uma nova era, que está introduzindo transformações mais frequentes e voláteis em indústrias, sociedades, empresas e famílias. É comum descrever o ambiente de hoje, emprestando do jargão militar, como VUCA: Volátil, Incerto (Uncertain), Complexo e Ambíguo.

As rápidas evoluções tecnológicas, juntamente com o aumento da globalização, mudaram a forma como comércio é feito. As indústrias estão mudando, amadurecendo e desaparecendo muito mais rapidamente. A sociedade está passando por alterações como aumento da diversidade, aumento da transparência, maior conexão digital e mais rupturas políticas e tensões sociais. Os avanços científicos estão aumentando a expectativa de vida humana e mudando as antigas limitações genéticas. As próprias famílias empresárias estão se transformando, se tornando mais diversas, mais dispersas geograficamente, mais internacionais e mais igualitárias. Os Millennials estão mudando a maneira como fazemos negócios, cuidamos do mundo e conduzimos nossas vidas. Adicione a isso o fato de que sociedade e empresas e famílias precisam lidar com disrupções periódicas e generalizadas, como a trágica pandemia da Covid-19.

Nessas condições, as empresas devem inovar constantemente, agir de modo disruptivo e ampliar a diversificação para se manterem vivas. As famílias por trás dessas empresas devem ser inovadoras, ágeis e resistentes.

Famílias e empresas resilientes que passarem pela crise do Coronavírus precisarão se preparar para as próximas disrupções, porque elas certamente chegarão. As empresas ouviram essa advertência por pelo menos uma década e, aquelas mais vanguardistas estão avaliando como podem se tornar mais resilientes e à prova de disrupções. Atualmente, boa parte do meu trabalho é ajudar empresas familiares, family offices e suas famílias acionistas se tornarem melhor preparados para esta nova era, incluindo ficando mais resiliente.

https://cfeg.com/insights_research/resiliencia-familiar-nos-tempos-de-corona

Confira outros conteúdos sobre o Enem:

Desenvolvimento da redação ENEM

Introdução da prova de redação ENEM

Como começar uma redação ENEM

Peça uma demonstração