Imagem de fundo do menu

#6 Redação nota 1000: possível tema para o ENEM 2020

Concluindo a série de seis publicações sobre propostas de redação para o ENEM 2020, a Studos, em parceria com o professor Everaldo Radlinski, elaborou mais um possível tema para você. Assim como os demais, este material foi elaborado segundo o método Radlinski. O sexto e último tema escolhido é  “os desafios da nova educação diante da formação de professores no Brasil”.

A temática, sugerida pela Studos, sobre os desafios da nova educação, em tempos de pandemia, relata as mudanças que o ensino tem sofrido  no Texto 01, ratificadas nas imagens elencadas no Textos 02 e 03. Em decorrência da pandemia do novo coronavírus, fez-se necessário pensar formas remotas de docência, inovando estratégias educacionais e fazendo uso de materiais alternativos (Texto 04).  Portanto, esse tema cai bem para um treinamento focado, valioso e com expectativa de cobrança, visto que tem sido um grande contratempo para as escolas e para o Estado na atualidade.

Como de costume, apresentamos a proposta, os textos motivadores e o repertório sociocultural. O referido repertório conta com três argumentos por autoridade que podem ser aplicados nos desenvolvimentos 01 ou 02, um argumento por autoridade com uso sugerido para o desenvolvimento 01 e, por fim, um argumento por ilustração real com uso sugerido também para o desenvolvimento 01. Entre os argumentos, encontram-se imagens, notícias e manchetes. Se bem aproveitados, os referidos argumentos podem ser ligeiramente enriquecedores para a sua produção.

Lembre-se de exercitar a escrita ao finalizar a leitura do material!

MENU DE NAVEGAÇÃO

1 → PROPOSTA ENEM

2 → Instruções

3 → Seleção de argumentos – Método Radlinski

1 → PROPOSTA ENEM

Texto I

De repente, tudo se transformou naquele lugar. Aliás, o lugar virou plural. O quadro de anotações ganhou a forma de uma tela de computador, de tablet, de celulares, de televisão. As cadeiras não estão mais uma ao lado da outra. São as letras dos nomes dos alunos, fotos ou vídeos em ambiente de casa que se enfileiram em um espaço virtual. O caderno misturado ao mouse, ao estojo, à bateria que não pode descarregar. Em cenários privilegiados ou nos lugares de profundas desigualdades, a pandemia do coronavírus transformou a relação de ensino e aprendizagem em todo o mundo.  Neste Dia Internacional da Educação (28 de abril), professores e alunos veem-se em um dos principais desafios: ter que se reinventar. 

A professora Alice Esteves, diretora de uma escola em Resende, no Rio de Janeiro, contextualiza que se trata de uma novidade o fato de todas as aulas precisarem ser adaptadas e irem para dentro das casas. Ela explica que já havia uma transformação em curso para os professores se posicionarem como verdadeiros youtubers que, para se aproximar dos estudantes, faziam vídeos e transmissões ao vivo para ajudar no entendimento das disciplinas. “Nós estamos passando por muitas mudanças que têm acontecido nas escolas e no mundo virtual”. Ela salienta que essas relações de professores, alunos e famílias estabelecem outros laços entre todas as partes. 

https://memoria.ebc.com.br/educacao/2020/04/dia-da-educacao-especialistas-explicam-desafios-do-ensino-durante-e-pos-pandemia

Texto II

Criança no computador 2

https://memoria.ebc.com.br/educacao/2020/04/dia-da-educacao-especialistas-explicam-desafios-do-ensino-durante-e-pos-pandemia

Texto III

Aula online (Foto: GettyImages)

https://revistapegn.globo.com/apoie-o-negocio-local/noticia/2020/04/coronavirus-com-aulas-online-escolas-de-idiomas-driblam-evasao-e-conquistam-novos-alunos.html

Texto IV

https://www.fcc.org.br/fcc/educacao-pesquisa/educacao-escolar-em-tempos-de-pandemia-informe-n-1

Com base na leitura dos textos motivadores e nos conhecimentos construídos ao longo de sua formação, redija texto dissertativo-argumentativo em norma culta escrita da língua portuguesa sobre o tema os desafios da nova educação e a formação de professores no Brasil, apresentando proposta de intervenção sociocultural, que respeite os direitos humanos. Selecione, organize e relacione, de forma coerente e coesa, argumentos e fatos para defesa de seu ponto de vista.

2 → Instruções

1. Leia e observe atentamente a proposta. 
2. Evite copiar trechos dos textos apresentados. 
3. Ocupe as linhas de uma margem até a outra e observe o espaçamento adequado entre as palavras. 
4. Não escreva em versos, use linguagem clara e utilize a norma culta da língua portuguesa. 
5. Não se esqueça de dar um título à sua redação (facultativo na opção ENEM). 
6. Use caneta com tinta preta ou azul para transcrever seu texto do rascunho para a folha oficial de redação. 
7. Escreva com letra legível. 
8. Não serão corrigidas redações escritas a lápis nem redações na folha de rascunho, ou ainda, ilegíveis, ou as linhas escritas no verso ou fora do máximo permitido. 
9. Mínimo de 07 (sete) linhas ENEM e máximo de 30. 

10. Será atribuído zero à redação com fuga total do tema ou resultante de plágio, ou ainda, desobediência à estrutura dissertativo-argumentativa, impropérios, desenhos e outras formas propositais de anulação ou parte de texto desconectada do tema.

3 → Seleção de argumentos – Método Radlinski

Sugestão de informação: Desenvolvimento 01 ou 02

Argumento por autoridade:

“As novas tecnologias ajudam no aprendizado a partir do momento em que o professor se apropria desse conhecimento”, avalia Diego Trujillo, professor de inglês e coordenador de tecnologia no Colégio Ítalo. “Mas vejo que a formação ainda é carente. Há um desejo do professor de aprender, mas ele não sabe para onde ou como ir.”

Sugestão de informação: Desenvolvimento 01 ou 02

Argumento por autoridade:

enem 2020

Os números demonstram que a formação é mesmo um dos grandes desafios no que diz respeito ao uso da tecnologia. De acordo com a pesquisa TIC Educação 2016, do Centro Regional de Estudos para o Desenvolvimento da Sociedade da Informação (Cetic.br), 54% dos professores não cursaram na graduação disciplina específica sobre como usar computador e internet em atividades com os alunos. Além disso, 70% não realizaram formação continuada sobre o tema no ano anterior ao levantamento. Dos que realizaram, 20% afirmaram que a capacitação “contribuiu muito” para a atualização na área.

Sugestão de informação: Desenvolvimento 01 ou 02

Argumento por autoridade:

enem 2020

Já é consenso que a chegada da Era Digital na Educação traz perspectivas inéditas para o processo de ensino-aprendizado. Porém, um recente relatório da Organização para Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE) mostrou que o desafio de inovar e de incorporar novas ferramentas para o ensino vai além da infraestrutura e carece de uma total revisão dos modelos pedagógicos. Ou seja, para que a inteligência artifical cause real impacto na educação é preciso muita inteligência humana para criar as conexões que darão sentidos práticos aos conteúdos aprendidos com auxílio da tecnologia seja na escola ou fora dela. E é justamente neste ponto que o papel do professor, muitas vezes desacreditado no contexto da Era Digital, se torna imprescindível. “Os docentes precisam ser os protagonistas dessa mudança e não apenas implantadores de softwares. Se isso não acontecer, colocar a tecnologia na frente dos alunos não vai fazer muita diferença”, diz o diretor da divisão de educação da OCDE, Andreas Schleicher.

Sugestão de informação: Desenvolvimento 01

Argumento por autoridade:

De acordo com o relatório do Banco Mundial, mais de 1,5 bilhões de alunos ficaram sem estudos presenciais em 160 países. 

Com esse cenário, muitos gestores escolares tiveram que buscar saídas emergenciais para continuar as atividades. Principalmente, com o auxílio de suportes remotos de ensino e a introdução de novas metodologias, apoiadas em tecnologias digitais.

Afinal, de uma hora para outra, as aulas presenciais foram substituídas para a modalidade de ensino a distância (EAD). Obrigando professores e alunos a um aprendizado rápido de novas tecnologias de comunicação e informação (TICs).

Sugestão de informação: Desenvolvimento 01

Argumento por ilustração real

enem 2020

https://gauchazh.clicrbs.com.br/educacao-e-emprego/noticia/2020/08/sem-internet-em-casa-familia-constroi-tenda-no-meio-da-lavoura-para-filho-assistir-a-aulas-online-cke8qh9fb008a013gd3oi2yy1.html

Confira outros possíveis temas para a redação do Enem 2020:

#3 Redação nota 1000: possível tema para o ENEM 2020

#2 Redação nota 1000: possível tema para o ENEM 2020

#1 Redação nota 1000: possível tema para o ENEM 2020

Texto dissertativo

Peça uma demonstração