Imagem de fundo do menu

A importância da leitura na educação infantil

A infância é um período essencial para a formação de bons hábitos. Por isso, o incentivo à descoberta do universo literário deve começar o mais cedo possível.

A infância é um período repleto de descobertas. Começamos a explorar o mundo que nos cerca enquanto nos reconhecemos como parte dele. Somos todos contadores de histórias e, em meio a esse processo complexo, são elas que nos ajudam a assimilar conceitos, valores e ideias.

Incentivar o contato da criança com os livros é essencial para que ela desenvolva o hábito da leitura desde cedo. Mesmo antes de ser alfabetizada, a criança já gosta de folhear livros, acompanhar gravuras, ouvir histórias e imaginar tudo do seu jeito. Tanto os pais quanto os professores têm um papel fundamental nessa jornada.

Quer saber mais sobre como trabalhar a leitura na educação infantil? Confira o artigo abaixo que preparamos para você:

MENU DE NAVEGAÇÃO

1 → Qual o objetivo da leitura na educação infantil

 

2 → Como estimular a leitura

 

3 → O papel da família no estímulo à leitura

 

4 → Como trabalhar com livros na educação infantil

 

1 → Qual o objetivo da leitura na educação infantil 

O que a leitura proporciona

A leitura consegue nos impactar antes mesmo de conhecermos as letras ou compreendermos as histórias. O simples ato de ler para uma criança já proporciona um momento de afeto e conexão com o adulto, que ela também associa à leitura.

Crianças maiores já conseguem fazer uso das histórias como um meio de interpretarem o seu próprio mundo. A partir daí, o desejo de terem autonomia para fazer a leitura sozinhas é um estímulo para a alfabetização. Conforme ela cresce e o hábito da leitura se fortalece, ela também consegue desenvolver melhor seu pensamento lógico e expressar com mais clareza os seus sentimentos.

O que a leitura desenvolve

A leitura contribui para o desenvolvimento de diversas habilidades essenciais:

  • A criança amplia seu vocabulário e aprende a se comunicar melhor;
  • Ao ouvir ou ler uma história, a criança desenvolve a concentração e a disciplina;
  • A leitura estimula a criatividade e a imaginação;
  • A criança aprende a interpretar textos e a desenvolver seu senso crítico;
  • A leitura transporta a criança para uma realidade diferente da dela, o que ajuda a desenvolver empatia e consciência do seu papel como cidadã.

Por que é importante ler?

Vivemos em uma era digital, onde a nossa atenção está cada vez mais voltada para os dispositivos eletrônicos. Introduzir a leitura cedo na vida da criança se torna ainda mais importante para que ela tenha contato com outros estímulos. Assim ela se sente mais segura e autoconfiante, desenvolve sua capacidade de argumentação e análise crítica do mundo a sua volta, expressa melhor seus sentimentos e fortalece sua identidade.

2 → Como estimular a leitura

A leitura precisa ser estimulada tanto em casa quanto na escola. Confira algumas dicas de como inserir essa atividade na rotina de sala de aula e instrua também os responsáveis para que continuem o trabalho no ambiente familiar:

Estabeleça uma rotina

Para que se adquira o hábito, a leitura deve ser inserida aos poucos na rotina diária da criança, assim como tomar banho e escovar os dentes. Mas é preciso tomar cuidado para que não seja algo forçado, o que pode ter o efeito contrário e a afaste dos livros. A leitura precisa ser um momento de afeto e conexão e não de tristeza e ansiedade.

Respeite o tempo e as escolhas da criança

As crianças veem o tempo de cada coisa de forma diferente da nossa. Talvez você queira ler com ela por meia hora quando 15 minutos é o máximo que ela deseja dedicar à atividade. Respeite esse tempo para que o momento seja mais prazeroso para ambos. Também deixe que a criança escolha quais livros deseja ouvir ou ler de acordo com seus interesses.

Converse sobre a leitura com a criança

Pergunte o que ela mais gostou da história, quais seus personagens favoritos, o que ela achou das atitudes deles, etc.. Além de aumentar o interesse da criança pelas histórias, isso também ajuda a desenvolver sua capacidade de interpretação e o seu desejo de conhecer outros livros.

Prepare um ambiente de leitura

Quando a criança tem um cantinho dedicado à leitura, fica mais fácil de ela desenvolver o hábito. Pode ser qualquer lugar em que ela fique confortável ou que se adeque melhor ao seu dia a dia. Se a leitura for feita na hora de dormir, deixe os livros perto da cabeceira da cama, assim ela mesma já se lembra de incluir este momento na sua rotina noturna.

3 → O papel da família no estímulo à leitura

O estímulo à leitura deve ser uma construção conjunta entre a escola e a família. Por mais que a criança seja alfabetizada na escola, os responsáveis não podem delegar apenas à ela a responsabilidade por criar o hábito da leitura. Afinal, é no ambiente familiar que ela passa mais tempo do seu dia.

É essencial que os educadores conversem com a família e conscientize sobre a importância de plantar a sementinha da leitura em casa também. Eles podem reproduzir em casa as mesmas atividades desempenhadas em sala de aula e incluir a criança ativamente nesse processo. Assim ela começa a desenvolver autonomia e se sente protagonista do seu próprio aprendizado.

E, talvez, a dica mais importante de todas: a família deve liderar pelo exemplo. As crianças aprendem muito com isso, e estão sempre observando os adultos e imitando seus comportamentos. Então de nada adianta dizer para uma criança que ela precisa ler se todos os adultos à sua volta passam a maior parte do tempo no celular. Quanto mais a leitura for naturalizada no ambiente familiar, mais fácil será de criar um hábito para toda a vida.

4 → Como trabalhar com livros na educação infantil

  • Escolha livros com ilustrações chamativas: antes de as crianças passarem pelo processo de alfabetização, são esses detalhes que as aproximam dos livros e despertam o seu interesse para folheá-los e imaginar a história.

  • Busque títulos que tratem de temas importantes para as crianças: essa identificação também ajuda a atrair o interesse dos pequenos. Busque livros que falem sobre fazer amigos, sobre o medo de ir à escola, medo do escuro, e tantos outros que abordem questões importantes para eles.

  • Organize um clubinho de leitura: defina um horário na semana dedicado a atividades relacionadas à leitura. Faça leitura de livros em voz alta, teatrinhos, rodas de conversa e brincadeiras relacionadas à leitura do dia. Assim a criança pode vivenciar a história de formas diferentes e tem um incentivo a mais para interagir nas próximas leituras.

Leia também:

Conheça a teoria de Vygotsky, o teórico do ensino como processo social

O que é taxonomia de Bloom

Peça uma demonstração