21 de Março - 7 min de leitura
Sabe-se que a tecnologia e a educação estão passando por uma grande mudança. Essa modificação se dá devido à necessidade de adaptar as novas formas de adquirir conhecimento com o universo tecnológico no qual vivemos. Assim, nesse contexto de mudanças constantes que a tecnologia proporciona, os educadores estão cada vez mais procurando meios de se adaptar às novas realidades.
Mas o que a tecnologia e Educação na BNCC têm em comum? Na verdade, elas possuem um relação direta uma com a outra. A BNCC vem para atender uma demanda urgente de qualificar a educação no Brasil, de maneira que a equidade no ensino seja garantida. Desse modo, todos os alunos do país devem ter o direito de acessar uma educação atualizada e de qualidade, independente da região em que estejam estudando.
Além de trazer a necessidade de fornecer uma educação isonômica, a BNCC também conduz a preocupação de melhoria do sistema de educação. O domínio de tecnologias é um dos pontos que a norma aborda. Se é inegável que os jovens de hoje em dia possuem processos de aprendizagem conectados às informações na internet e mídias sociais, os educadores também devem estar atentos aos novos modos de ensinar e aprender.
Nesse sentido, de forma explícita, a BNCC traz duas competências nas quais é apontada a necessidade de desenvolver os conhecimentos de tecnologia na educação, mais a frente irei comentar sobre elas. Mas, primeiramente, vamos entender um pouco mais o que é a BNCC.
A Base Nacional Comum Curricular (BNCC) é um documento que tem por missão fornecer às instituições de ensino particular ou público, uma diretriz de abrangência nacional obrigatória para a confecção ou adaptação de currículos e proposituras pedagógicas. Ela foi baseada nos mais qualificados sistemas educacionais do mundo e já foi homologada para o ensino na Educação Infantil e no Ensino Fundamental.
A BNCC preconiza o conjunto de aprendizagens essenciais que os alunos precisam desenvolver em uma trajetória natural das etapas e modalidades da Educação Básica, de forma a assegurar os direitos de aprendizagem e desenvolvimento conforme o Plano Nacional de Educação (PNE).
O desenvolvimento das aprendizagens essenciais visa garantir aos estudantes o aperfeiçoamento de dez competências gerais em que, por definição da norma, são concentrados os conhecimentos (conceitos e procedimentos), habilidades (práticas, cognitivas e socioemocionais), atitudes e valores, para resolver as necessidades heterogêneas contemporâneas, do pleno exercício da cidadania ao mundo do trabalho.
O que percebemos dentre as 10 competências apresentadas pela BNCC é a importância de abranger a tecnologia e educação. A tecnologia é uma realidade categórica para a maioria dos pertencentes da geração Z (nascidos em 1995 e 2010). A grande parte dos jovens que atualmente estão em sala de aula, nasceram em uma realidade em que a tecnologia e a linguagem digital são preponderantes.
Portanto, para que haja aprendizado em conformidade com o universo dos alunos, faz muito sentido que haja, também, a presença da tecnologia e educação integradas.
Como já sabemos, a BNCC traz duas competências em que a tecnologia tem a participação fundamental para o desenvolvimento de competências essenciais. Vamos olhá-las mais de perto!
O primeiro momento em que notamos a presença da tecnologia no desenvolvimento de competências pela BNCC é na quarta competência:
Utilizar diferentes linguagens – verbal (oral ou visual-motora, como Libras, e escrita), corporal, visual, sonora e digital –, bem como conhecimentos das linguagens artística, matemática e científica, para se expressar e partilhar informações, experiências, ideias e sentimentos em diferentes contextos e produzir sentidos que levem ao entendimento mútuo.
Nesta competência, a tecnologia vem na faceta das linguagens digitais na qual representa uma das diferentes formas de linguagem no processo de comunicação. A competência demonstra a importância de dominar não somente a leitura e a escrita, mas também os mais diversos modelos de expressão e plataformas.
Importante destacar que a ideia não é extinguir métodos tradicionais e sim agregar e melhorar a aprendizagem conforme a realidade contemporânea e aproximar a tecnologia e educação.
A segunda competência na qual a tecnologia se faz presente é a:
Compreender, utilizar e criar tecnologias digitais de informação e comunicação de forma crítica, significativa, reflexiva e ética nas diversas práticas sociais (incluindo as escolares) para se comunicar, acessar e disseminar informações, produzir conhecimentos, resolver problemas e exercer protagonismo e autoria na vida pessoal e coletiva.
Na quinta competência, a tecnologia aparece de forma mais explícita demonstrando a preocupação que a BNCC identifica em dar mais protagonismo a relação da tecnologia e educação no processo de aprendizagem. Nesta competência o objetivo é classificar a relevância do uso de tecnologias conforme o pensamento crítico e a responsabilidade quanto ao uso. A exemplificação dessas competências é percebida em escolas que usam plataformas interativas de ensino.
O aluno que vive constantemente em mídias sociais passa a também usar seus dispositivos tecnológicos para também adquirir e desenvolver conhecimentos. Outra forma interessante de desenvolver essas competências, são as aulas de programação e desenvolvendo a linguagem digital.
Nessas aulas os alunos conhecem a fundo os códigos e a linguagem digital a fim de, eles mesmos, criarem aplicativos com a intenção de resolver problemáticas em torno da realidade da comunidade ou até mesmo problemas do país
Por mais que a internet e o uso de ferramentas tecnológicas possam ser inevitáveis ao progresso, é indispensável o desenvolvimento de condutas críticas e responsáveis perante um universo vasto de informações, boas ou ruins, as quais os jovens estão sujeitos.
Assim, ambas competências estão conectadas com as formas contemporâneas de comunicações e informações que visam impactar não somente uma realidade particular mas sim coletiva.
A carência pela adequação da realidade do ensino para qualificar os jovens a desenvolver o senso crítico e dominar outras formas de expressão e comunicação bem como agregar a tecnologia e educação é latente e por esta razão a BNCC pretende direcionar e conciliar o ensino cada vez mais isonômico e qualificado em todas as escolas.
E você? Já está adaptando a sua instituição de ensino para desenvolver em seus alunos as competências de tecnologias trazidas pela BNCC?