Imagem de fundo do menu

O que é e como funciona a Studos

A Studos é uma ferramenta pedagógica que contempla diversas demandas do ambiente escolar em um único lugar.

Quando o assunto é sucesso na educação, o que vem a sua mente?

Talvez você pense no bom desempenho dos alunos. Talvez o associe com a otimização de processos para facilitar o aprendizado, através do qual é possível identificar as reais necessidades dos alunos. Ou, ainda, pode relacionar o sucesso com as altas taxas de retenção dos alunos.

Para a Studos, sucesso na educação é uma combinação de tudo isso.

Inicialmente, a plataforma da Studos auxiliava apenas estudantes que estavam em preparação para o ENEM e vestibulares. Hoje, atendemos escolas da rede particular, seus alunos, professores e gestores.

Entenda abaixo o que é a Studos, como a ferramenta auxilia com as demandas escolares e como você pode levar a solução para a sua instituição.

MENU DE NAVEGAÇÃO

1 → O que é a Studos

 

2 → Studos, como funciona para o estudante

 

3 → Studos, como funciona para o professor

 

4 → Studos, como funciona para a instituição

 

5 → Como implementar na sua instituição

 

1 → O que é a Studos

A Studos é uma ferramenta pedagógica que supre diversas demandas escolares em um só local. Suas funcionalidades contemplam desde as atividades da rotina de professores e alunos até aquelas destinadas aos diretores e coordenadores pedagógicos das escolas. Dessa forma, diferentes frentes da instituição podem se manter integradas, mesmo que a utilização de cada um deles tenha objetivos distintos.

Os principais pilares que norteiam a ferramenta são os diagnósticos de avaliação de aprendizagem e a otimização de processos pedagógicos. Com ela, é possível criar atividades, provas e simulados, acompanhar a realização por parte dos alunos e gerar relatórios completos e segmentados com base no desempenhos dos estudantes.

2 → Studos, como funciona para o estudante

Principais vantagens:

  • Resultados detalhados
  • Treinos criados com inteligência artificial em cima das dificuldades do aluno
  • Tempo para cada questão

Para o estudante, a Studos tem a função de melhorar o desempenho com base nas atividades realizadas pela plataforma, centralizar documentos e atividades enviadas pelo professor e proporcionar autonomia no estudo com a utilização dos treinos gerados pela inteligência artificial.

Os alunos possuem um grande volume de atividades a serem realizados durante todo o ano, o que torna muito difícil a análise em cima dos seus pontos fortes e das suas dificuldades. No entanto, essas informações são essenciais para que o aluno possa progredir e melhorar o desempenho em sala de aula. 

Por meio das atividades realizadas pela plataforma, o aluno consegue visualizar de forma simples quais os pontos em que ele precisa de uma maior dedicação, além do tempo que ele precisou para resolver cada questão. No caso de alunos do ensino fundamental, é possível analisar quais habilidades da BNCC ele domina ou quais ele ainda precisa desenvolver. Para os estudantes do ensino médio, cujos objetivos estão mais voltados para a realização de vestibulares, é possível visualizar resultados relacionados às notas de corte de cursos que ele pretende prestar a prova de vestibular, por exemplo.

Além disso, os estudantes também podem contar com o nosso time de suporte para auxiliá-los com dúvidas que podem surgir com o uso da plataforma.

3 → Studos, como funciona para o professor

Principais vantagens:

  • Criação de provas e simulados de forma rápida
  • TRI
  • Banco de questões
  • Correção automática/leitora de gabarito

Para o professor, a Studos tem como maior objetivo a otimização do tempo. No processo de criação de provas pela ferramenta, por exemplo, é possível acessar e utilizar um banco com mais de 80.000 questões editáveis de ensino fundamental e médio, fazer o agendamento e notificar os alunos sobre a sua realização. Além disso, o professor pode restringir o acesso a essas provas para que somente os alunos possam ver, o que evita questões relacionadas aos direitos autorais.

Pensando na correção da prova, as questões objetivas já são contabilizadas de forma automática pela plataforma, sendo possível atribuir diferentes pesos para cada questão. No caso de questões discursivas ou de redação, os professores também conseguem fazer a correção pela plataforma. Semelhante às tradicionais marcações coloridas e comentários de correção de provas, tudo isso também pode ser feito pela Studos.

Com as questões corrigidas, o professor pode agora analisar como foram os resultados dos alunos. Os relatórios são visuais e apresentam informações sobre o tempo de resposta que os alunos levaram para responder cada questão, os percentuais de erros e acertos, além de mapas e gráficos de desempenho. Também, é possível analisar o resultado individual de cada aluno e compreender quais as dificuldades de cada um ou de uma turma inteira.

No caso de professores que precisam disponibilizar materiais extras para os alunos, como vídeos, imagens ou apresentações de slide, a plataforma também disponibiliza uma funcionalidade para isso. Dessa forma, os alunos podem acessá-los facilmente, sem a necessidade de utilizar uma terceira ferramenta.

4 → Studos, como funciona para a instituição

Principal vantagem:

  • Retenção de alunos

Para a escola, utilizar uma ferramenta pedagógica como a Studos significa proporcionar para cada aluno uma experiência de aprendizado personalizada. Isso é possível porque a escola não terá apenas o boletim escolar para avaliar os estudantes, mas sim um histórico completo sobre todas as dificuldades e habilidades que cada um apresenta.

Os dados individualizados permitem que a escola crie programas de apoio pedagógico direcionados às necessidades reais dos alunos, o que torna o aprendizado mais eficiente

Além disso, a escola que tem todas as informações de desempenho em mãos, consegue se comunicar com os pais ou responsáveis de alunos de forma mais assertiva. A razão para isso é que apenas aquela instituição terá um histórico tão completo e que consegue ir além dos tradicionais boletins escolares, que apenas informam as notas obtidas em cada disciplina. Por esse motivo, a Studos torna-se, também, uma ferramenta essencial para a retenção de alunos.

Pensando na otimização de processos, pela plataforma Studos a escola consegue aplicar simulados presencialmente ou à distância, e ainda pode corrigi-los de forma simples, sem a necessidade de despender horas nessa tarefa. No formato digital, a correção é automática pela plataforma e os resultados podem ser conferidos rapidamente. Já no formato presencial, a correção é auxiliada pela leitora de gabaritos. Nesse caso, basta escanear o QR code gerado pela plataforma nas folhas de prova e a correção acontece de forma automática.

Para as escolas que trabalham com alunos do ensino médio, alguns formatos de correção específicos podem ser realizados pela plataforma. Alguns deles são o TRI, método de correção do ENEM e as correções parciais, aplicadas em provas de vestibulares como a da Universidade Federal de Santa Catarina.

5 → Como implementar na sua instituição

Cada escola parceira possui as suas próprias particularidades e diferentes necessidades de uso da plataforma Studos. A fim de proporcionar a melhor experiência com a ferramenta, o time de sucesso do cliente trabalha com cada escola de acordo com os objetivos pretendidos.

A jornada de implementação geralmente conta com as etapas de onboarding, implementação, acompanhamento e feedbacks. A ideia é que a escola consiga colocar em prática e já visualizar os resultados durante as primeiras semanas de uso, mas sempre adequando as necessidades da escola.

As escolas parceiras também possuem a possibilidade de realizar diversos simulados durante o ano. As provas são preparadas pela redação da Studos e contemplam a prova do ENEM e diversos vestibulares do país. Esse recurso também é comunicado por meio do time de sucesso do cliente, que fica responsável por auxiliar toda a parte de agendamento dessas provas.

Além do time de sucesso do cliente, a escola pode contar com o time de suporte, que fica responsável por questões técnicas e dúvidas eventuais que podem surgir ao longo da utilização da ferramenta.

Leia também:

Como o COC Floripa utiliza dados para melhorar a aprendizagem dos alunos

Como está sendo a experiência do Doutores ENEM e Vestibulares com a plataforma Studos

Colégio Vila Olímpia e a parceria com a Studos